Make your own free website on Tripod.com

ASC - AGRUPAMENTO DE SISTEMAS DE CONTROLE

Breve Histórico

O Agrupamento de Sistemas de Controle foi criado em 1990 para atender à demanda de clientes externos e de outros grupos do próprio IPT por projetos envolvendo modelagem e controle de sistemas dinâmicos, desenvolvimento de instrumentação eletrônica especial, e integração desta a sistemas computacionais. Sua direção está a cargo do Dr. Agenor de Toledo Fleury.

Contando atualmente com um corpo técnico de 11 pesquisadores de nível superior (1 doutor, 4 mestres, e 6 engenheiros), e podendo agregar outras equipes para desenvolvimento de projetos específicos, o Agrupamento de Sistemas de Controle vem atuando nas áreas relacionadas à Análise de Sistemas de Engenharia, Automação Industrial, Instrumentação para Metrologia e Sistemas de Controle Automático. Suas principais atribuições são o desenvolvimento de produtos relativos a sistemas de controle de processos, o desenvolvimento de pesquisas na área de teoria e aplicação de controle, a prestação de serviços de consultoria às indústrias e a assessoria técnica às diversas unidades do IPT, especialmente nas áreas de modelagem matemática e identificação de sistemas, automação e controle e no desenvolvimento de instrumentação eletrônica dedicada.

Organização

O Agrupamento de Sistemas de Controle é constituído por dois laboratórios e uma seção:

Seção de Sistemas: desenvolve estratégias de controle e realiza modelagem matemática de sistemas dinâmicos; desenvolve e/ou integra sistemas computacionais complexos. Informações: Pedro Sérgio

Laboratório de Eletrônica Digital: implementa sistemas de controle através de técnicas de processamento digital de sinais, controle digital, técnicas de microprocessamento e utilização de redes de comunicação. Informações: Antonio L. Rigo

Laboratório de Avaliação de Sistemas de Controle: desenvolve instrumentos para medição e executa atividades de avaliação de instrumentação eletrônica para controle de processos industriais. Informações: Luiz Carlos

Laboratório de Avaliação de Mídia Magnética: realiza ensaios em tarjas e cartões magnéticos, avaliando sua conformidade às normas ISO-7811. Informações: Ney Moscati

O pessoal técnico e as instalações do Agrupamento de Sistemas de Controle possibilitam desenvolver atividades nas seguintes áreas:

A principal característica desse agrupamento é a capacidade de oferecer soluções integradas para automação e controle de processos, convencionais ou não, nas diversas aplicações da Engenharia, através da atuação conjunta de suas subdivisões. Este fato não é impeditivo para a atuação individual de cada um dos grupos do ASC segundo suas próprias especialidades.

As atividades do ASC estão concentradas basicamente em P&D e na realização de serviços técnicos especializados.

Alguns projetos desenvolvidos pelo ASC:

Título: Desenvolvimento de Tecnologia para Automação e Controle de Processos Fermentativos.
Cliente:
PADCT/FINEP
Característica: Projeto conjunto com o Agrupamento de Biotecnologia/DQ do IPT.
Informações adicionais:
Luís Henrique.

Título: Redução de Emissões em Motores de Ignição a Centelha Operando com Gás Natural.
Cliente:
FAPESP
Característica: Projeto temático em conjunto com o Agrupamento de Motores/DME do IPT.
Informações adicionais:
Ney Moscati.

Título: Desenvolvimento de um Coletor Analisador Portátil de Medidas de Vibrações.
Cliente:
PADCT/FINEP
Característica: Projeto de instrumento de alta tecnologia envolvendo microprocessadores dedicados ao Processamento Digital de Sinais (DSP).
Informações adicionais:
Frank Pulmann.

Título: Comunicação Padronizada em Sistemas de Controle.
Cliente: SCTDE/SP
Característica: Projeto de alcance industrial que visa substituir os atuais sistemas de comunicação analógica por digitais.
Informações adicionais:
Wilson Machado

Título: Desenvolvimento de Produtos para Automação Bancária.
Cliente: ITAUTEC
Característica: Projeto em parceria, com incorporação de equipe do cliente, que visa o desenvolvimento de produtos de alta tecnologia em informática e automação bancária.
Informações adicionais:
Luiz Carlos.

Título: Desenvolvimento de Metodologia para Determinação de MTBF/MTTF de Componentes de Produtos de Informática
Cliente:
PROCOMP
Característica: Aplicável a qualquer indústria.
Informações adicionais:
Pedro Sérgio.